top of page

IKIGAI

Conheci há pouco tempo a filosofia IKIGAI e gostei muito dos seus pontos chave:

IKIGAI = Razão de Viver ou Razão de SER 😊


IKI = Vida

GAI = Valor



Ter um propósito de vida, uma atividade que nos deixa feliz, em que somos bons, e ao mesmo tempo contribuirmos para a comunidade que nos rodeia.

 

Para encontrar o nosso IKIGAI

 Temos de fazer um caminho de empreendedorismo e crescimento pessoal, ou seja, auto-conhecimento constante e tenaz que leva ao melhor dos prémios – Uma vida feliz! Todas queremos isso certo?

Mas para isso temos de trabalhar em nós, somos o pilar de tudo, olhar para dentro e cuidar da nossa saúde física e mental.

Então para conseguirmos temos 5 chaves para encontrar o IKIGAI

 

1ª – A arte de envelhecer jovem.

Conseguir a felicidade de estarmos sempre ocupados, não é da maneira de ter uma agenda sempre repleta e nem tempo para nos coçar. Não!

Está relacionado à paixão, motivação e uma vida cheia de atividade plena e consciente que nos faz sentir energizados.

Segundo especialistas — que vivem no Japão há décadas — esse estilo de vida ativo (e com propósito) explicaria o motivo pelo qual o maior número de centenários do planeta se encontra no país asiático.  Claro que a alimentação, a vida ao ar livre e o clima ajudam também.

 

2ª Lutar pelo que queremos

Parte da raiz IKIGAI, reside, precisamente, em lutar. A chave é saber pelo que lutamos, quando e preservar-se para isso. Para alcançar esse objetivo, é preciso um trabalho de empreendedorismo e crescimento pessoal.

"o ser humano não precisa de uma existência tranquila, mas sim de um desafio pelo qual possa mostrar suas capacidades e lutar e crescer".

Entender quais lutas aceitar (e defender) e quais evitar ajuda a administrar a energia corretamente e não usar em vão as reservas que o corpo destina para a cura e autorregeneração do desgaste do dia a dia.

 

Termos um ikigai ou propósito de vida claro e definido

Como uma grande paixão, é algo que dá satisfação, felicidade e sentido à vida.

Ajuda-nos a lidar com a angústia espiritual inerente ao ser humano, aquela que nos faz sentir que tudo pode perder o sentido de um momento para o outro.

- ikigai se relaciona com a espiritualidade é através do coletivo.

- Um ikigai deve estar sempre relacionado à uma contribuição para a comunidade que se transformará, a longo prazo, em contribuição para o mundo. Isso proporciona uma sensação de transcendência que faz com que nossa passagem pelo planeta não seja em vão.

4ª  Como encontrar o sentido de vida?

Não há receita mágica, mas há 2 coisas importantes : auto-observação e a sensação de fluidez.

Para auto-observação com foco no crescimento pessoal e espiritual perguntar:

- O que eu mais gosto de fazer?- Quais atividades representam meus momentos mais felizes?- Quando perco a noção do tempo?

Com isto perceber o que nos faz fluir motivado e sem questões internas que nos travam.

Tudo exige esforço para aprendermos coisas novas e enfrentar problemas, mas se tudo na vida á assim, mais vale para sermos felizes certo?

 

5ª Uma forma de viver

O IKIGAI não se reduz apenas a encontrar um propósito de vida e dedicar-se a ele, mas também implica harmonizá-lo com um estilo de vida que nos faça bem.

-  poema tradicional citado pelos autores de Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz que resume os princípios da arte de viver no ikigai.


É o seguinte:

Vida saudável e organizada

A comida, moderada

Não abusar dos remédios

Tentar de todas as formas

Não se alterar por nada

Exercício e diversão

Não ter nunca apreensão

Pouco confinamento, muitos relacionamentos

E contínua ocupação

 

 
 
 

Comments


© 2024 por SER - Mulher Oeste

bottom of page